Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como instalar piso vinílico colado. Estes pisos estão sendo cada vez mais utilizados graças a sua grande diversidade de cores, padrões e modelos, e também por oferecerem muita facilidade na sua instalação. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o barato não saia caro. Por isso, listamos aqui algumas dicas essenciais para que você possa desfrutar de todos os benefícios que o piso vinílico colado pode oferecer.

1 – Preparar o contrapiso

Para realizar a instalação de um piso vinílico colado é necessário certificar-se de que a superfície sobre a qual o mesmo será instalado encontra-se plana, lisa, e com boa compactação. A instalação dos pisos vinílicos mais finos, com 2 ou 3mm de espessura, precisa ser feita sobre bases muito bem niveladas, e caso estas bases não estejam, recomenda-se a utilização de argamassas autonivelantes para regularização.

Existem no mercado várias marcas e produtos autonivelantes, escolha um produto adequado ao trabalho que precisa ser realizado, seja para regularização de pequenas ou de maiores espessuras de contrapiso. Não utilize soluções caseiras para a regularização de bases, como mistura de cimento e cola pva, isso não garante a perfeita resistência a compressão e pode se soltar com o tempo. As argamassas de boa qualidade já vem preparadas e garantem o melhor desempenho para a sua instalação.

Consulte sempre as instruções dos fabricantes sobre a maneira ideal para o uso das massas e argamassas autonivelantes, porém na maioria dos casos ela deverá ser espalhada por meio de um rodo metálico liso e posteriormente utilizar o rolo “fura-bolhas”. Após sua aplicação é imprescindível aguardar que ela seque. Existem massas com variados tempos de secagem, caso precise concluir a obra ou reforma de maneira rápida opte por aquelas com secagem rápida para agilizar o processo.

Outros fatores que não podem ser esquecidos na análise do contrapiso.

– Qualquer tipo de piso de madeira deverá ser removido antes de ser preparada a nova base
– O mesmo vale para Pedras e cerâmicas com juntas maiores que 5mm e carpetes
– Contrapisos com aplicação de tinta acrílica ou epóxi deverão ser lixados, pois estas tintas dificultam a aderência da massa niveladora.
Também é fundamental verificar o local e as condições da instalação. Caso exista eventual umidade é necessário antes mesmo de preparar o contrapiso realizar a impermeabilização.

2 – Utilizar materiais adequados

Nós já vimos que para instalar pisos vinílicos colados é necessário preparar o contrapiso deixando-o plano, liso e resistente. Para este procedimento já são necessárias algumas ferramentas específicas, tais como misturador de argamassa, rodo metálico para espalhar, rolo “fura-bolhas”, massas de qualidade, entre outras.

Além disso, você utilizará cola específica para aplicação de pisos vinílicos, e aqui vale ressaltar alguns pontos fundamentais: ambientes que se molham em abundância utilizam adesivos com alta resistência a água (banheiros, cozinhas, espaços gourmet, copas, varandas sem incidência de sol, laboratórios, etc).

E para ambientes que não se molham em abundância, utiliza-se outro tipo de cola. É muito importante salientar que contar com os materiais adequados e de qualidade pode ser a diferença entre uma instalação bem sucedida ou uma bela dor de cabeça.

3 – Escolher o piso vinílico ideal

Existem diversos tipos de pisos vinílicos colados. Entretanto é necessários escolher aquele que atenderá sua necessidade. Para isso é preciso levar em consideração alguns fatores.
Primeiro: a intensidade de tráfego de pessoas. Quanto maior a intensidade de pessoas que circulem no ambiente que for instalar, maior deverá ser a resistência superficial do piso vinílico. Logo, ambientes comerciais normalmente precisam de pisos mais resistentes do que os pisos instalados em ambientes residenciais.
Segundo fator: o local de instalação. Pisos vinílicos não podem ser aplicados em locais com incidência direta do sol, tais como ambientes externos. A luz direta por um longo período de tempo faz com que o piso perca sua coloração original.

4- Como instalar piso vinílico colado

Após o contrapiso estar devidamente nivelado, seco e limpo, chegou o momento de aplicar o piso vinílico.
Deixe as caixas dos pisos vinilicos que serão instalados por pelo menos 24 hrs no ambiente da instalação sempre em posição horizontal (deitadas). Esse processo de climatização faz com que as réguas dos pisos fiquem na temperatura do ambiente, e percam algum possível empenamento ocorrido no armazenamento. Os pisos vinílicos são fabricados com pvc e outros compostos, o que os torna muito flexíveis, e podem por conta disso ganhar certa ondulação nos locais de armazenamento.

Com a climatização, as réguas voltam a seu estado de planicidade.
Certifique-se de utilizar a cola adequada para pisos vinílicos e lembre-se que a cola para ambientes que se molham em abundância deve ser especial com alta resistência a água. Leia na embalagem da cola a quantidade ideal a ser aplicada em cada demão. Aguarde um período de cura da cola antes de colocar as réguas ou placas de piso. Este tempo também encontra-se sempre disponível nas embalagens das colas.
Após respeitados os tempos informados, coloque as réguas, recortando com estilete sempre que fizer arremates ou encaixes. Os acabamentos nas laterais/perímetro dos ambientes deve ser feito com rodapés ou com perfis de acabamento em alumínio ou pvc. Aguarde 24hrs para usar o ambiente onde foi instalado o piso vinílico para que não haja movimentação de réguas ou placas.

5 – Contar com mão de obra especializada

Como pode perceber, embora o piso vinílico seja mais simples de instalar do que outros tipos de piso, é necessário um certo conhecimento tanto para a preparação adequada do contrapiso, quanto para sua instalação.
Se você ainda não tem experiência ou não realizou algum tipo de treinamento sobre como instalar piso vinílico colado, é interessante que chame um aplicador profissional a fim de evitar complicações e ter de recolocar o piso, o que eleva os custos e o tempo da obra.

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado.