Abaixo preparamos um post com tudo que você precisa saber sobre o que é Steel Frame. Quais as características, vantagens e desvantagens e quando ele pode ou não ser utilizado? Confira tudo que preparamos para você.

Antes de começarmos a falar de Steel Frame, precisamos falar de construção a seco. Esse método de construção está aumentando cada vez mais por deixar poucos resíduos, evitar desperdícios, por ser mais rápido e especialmente por não utilizar água.

Steel FrameO Steel Frame (também conhecido por Light Steel Frame) faz parte deste universo da construção que não utiliza materiais tradicionais como tijolo, cimento e nem gera entulhos.

Ao contrário da alvenaria tradicional, o Steel Frame, utiliza guias, montantes e perfis feitos em aço para compor a sua estrutura, e para o preenchimento dessas estruturas metálicas utilizam-se placas cimentícias, painéis OSB (Oriented Strand Board), placas de gesso e mantas que ajudam a manter o conforto térmico e acústico dos ambientes (outra boa vantagem desse método de construção).

Também é possível afirmar que esse tipo de construção está ganhando cada dia mais espaço entre os profissionais da construção civil. Aqui no Brasil, as primeiras edificações foram feitas na década de 90, portanto, ainda é um método novo quando comparamos com a alvenaria, que há séculos está sendo utilizada por aqui.

Qualquer tipo de construção pode ser em Steel Frame?

A resposta é sim! Entretanto, existe uma limitação na qual as edificações não devem ultrapassar 5 andares.

Quais as principais vantagens ?

Obras em Steel Frame evitam desperdícios já que toda estrutura é planejada e montada antes de começar o preenchimento. Usualmente são construções mais rápidas do que a alvenaria, praticamente não produzem entulhos e são mais sustentáveis, já que o uso de água é extremamente baixo.

Além disso, como os materiais são mais leves, os custos com a fundação da obra acabam sendo um pouco menores. Alguns estudos mostram que o preço por M² de obras de alvenaria e Steel Frame são parecidos, cerca de R$ 1.900,00 (obviamente isso varia de acordo com a qualidade dos materiais e também com o custo da mão de obra).

Entretanto, com a velocidade de execução, as horas trabalhadas são menores e isso pode refletir em um custo um pouco menor com mão de obra.

Quais as desvantagens do Steel Frame?

Existe a limitação na construção dos andares. O recomendado é que a obra possua no máximo 5 andares para este tipo de construção. Também não podemos desconsiderar o fator cultural, já que no Brasil a construção em alvenaria já é extremamente difundida e praticada pela grande maioria das pessoas ligadas ao setor de construção.

Não é tão simples encontrar mão de obra especializada nesse segmento e dependendo dos locais, devido a escassez de profissionais, essa mão de obra pode se tornar cara.

Link de acompanhamento: https://blog.esplane.com.br/dicas/o-que-e-steel-frame-tudo-que-voce-precisa-saber/trackback

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado.