Você conhece as principais vantagens do Drywall? Fizemos este post para mostrar quais os principais benefícios nesse tipo de construção.
As construções drywall estão ganhando mais espaço a cada dia graças a sua usabilidade, mas você sabe quais são as principais vantagens?
1- Versatilidade
As placas de gesso acartonado usadas no fechamento do sistema DryWall são maleáveis, permitem recortes, curvas e desníveis. Tem camada de papel-cartão em suas faces, o que as torna mais resistentes e dificulta a formação de trincas.
2- Sustentável
O sistema DryWall é uma tecnologia limpa, apresenta cerca de 5% de resíduos na obra, contra até 30% de resíduos com os métodos tradicionais. Além disso, seus componentes são recicláveis, e a matéria-prima do gesso (gipsita) não gera descartes tóxicos.
3 – Custo Benefício
Custa menos para transportar, pois é mais leve. Em relação à segurança, possui embasamento na norma técnica NBR 15.758, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e suas composições se encaixam em todos os níveis da norma chamada Desempenho de Edificações, a NBR 15.575. Ambas asseguram a maneira correta de uso e instalação.
4 – Conforto Térmico e Acústico
Entre as placas de gesso pode-se aplicar mantas que melhoram o conforto acústico e térmico do ambiente. As mantas mais comuns são Lã de vidro, Lã de Rocha e Lã de Pet.
Passo a Passo da Instalação de uma parede DryWall
Estrutura de base:
Primeiro, colocam-se guias metálicas no piso e no teto. Elas sustentarão os montantes verticais de aço galvanizado (distantes até 60 cm uns dos outros). Após parafusar as guias e montantes, as chapas de gesso acartonado devem ser parafusadas nesses perfis:
- guia metálica de piso
- guia metálica de teto
- montante vertical de aço galvanizado
- parafuso agulha e parafuso broca
Conforto Térmico e Acústico:
Para garantir melhor desempenho, diminuir ou bloquear a passagem de calor e som, recomenda-se o uso de mantas minerais no interior dos painéis, além de fita banda acústica sobre as guias
- Lã de vidro
- lã de pet
- lã de rocha
- fita banda acústica sobre as guias
Cobertura das juntas:
Após parafusar as placas de gesso nos perfis, faz-se o tratamento das juntas, que é região mais suscetível a posíveis fissuras. Por isso, aplicam-se nesses pontos massa e fitas específcas, em duas camadas. O objetivo é deixar a superfície totalmente plana. Se após as duas camadas a junta estiver funda, melhor repetir uma demão. Caso contrário, basta lixar e regularizar pequenas imperfeições de massa seca
- massa para DryWall
- fita telada para DryWall
Finalização:
Caso a massa apresente retração pós secagem, espere por 24 horas antes de partir para o acabamento. Para acabamento, você pode usar pintura, cerâmica, madeira, revestimentos de poliestireno etc…
Link de acompanhamento: https://blog.esplane.com.br/gesso-drywall/confira-as-principais-vantagens-do-drywall/trackback