Você sabe o que é Piso Laminado?

Você já ouviu falar em piso laminado? Existe no mercado da construção civil diversos tipos de pisos, tais como pisos frios, pisos vinílicos, pisos cerâmicos, entre outros. O Objetivo deste post é trazer para o seu conhecimento informações e características referentes aos pisos laminados

Do que é feito o Piso Laminado?

O piso laminado basicamente é composto por partículas de madeira aglutinadas com resina e prensados para que ganhem alta densidade. Cada peça isoladamente chama-se régua.

Na camada superior coloca-se um papel decorativo que vai definir o desenho e o padrão do piso, que podem lembrar madeiras, pedras, cimento, formas geométricas, entre outras.

E por fim, sobre o papel decorativo, aplica-se o Overlay, que é um material composto por sólidos e cargas minerais que garante alta resistência a riscos, impede a absorção de líquidos devido sua baixa porosidade, tornando o piso mais fácil de limpar.

Onde usar piso Laminado.

Os pisos laminados devem ser instalados em ambientes internos residenciais ou comerciais tais como salas, quartos, corredores, lojas, etc. Eles não devem ser utilizados em locais com incidência constante do sol como ambientes externos. Pisos expostos por muito tempo ao sol perdem sua coloração original.

Alguns pisos proporcionam uma proteção extra contra a umidade e pode-se instalar em cozinhas e lavabos. Entretanto, em áreas que se molham em excesso ou com facilidade como banheiros e lavanderias, não se recomenda a aplicação. A água em abundância pode penetrar no piso e assim formar bolhas, empenar alguma régua, ocasionar abaulamentos e em casos mais graves até o desprendimento do piso.

Como escolher o piso laminado ideal.

Para escolher o piso mais adequado à sua necessidade é preciso levar em consideração dois fatores. O local de instalação e o tráfego de pessoas que circula no ambiente aplicado.

Caso opte em instalar seu piso laminado em lavabos ou cozinhas é necessário que o mesmo ofereça tratamento anti umidade, pois estes dois ambientes acabam oferecendo maior contato com a água e sem esta proteção os pisos podem sofrer abaulamentos e até se desprenderem.

Para falarmos sobre o tráfego de pessoas, vamos a um exemplo prático. O número de pessoas que transitam em um quarto de uma residência é menor que o número de pessoas que trafegam em um espaço comercial. Logo o espaço comercial precisará de um piso laminado mais resistente que um piso utilizado em um quarto convencional.

Os pisos utilizados em espaços de alto tráfego possuem a camada superficial mais resistente, ou seja, possuem mais carga mineral no Overlay, protegendo o piso de danos por uso.

Como efetuar a limpeza.

O piso laminado é extremamente simples de ser limpo, inclusive esta é uma das vantagens que levam muitas pessoas a optarem por ele. Para efetuar a limpeza, basta utilização de uma vassoura com cerdas macias e um pano umedecido em solução de água com detergente ou sabão neutro. Não recomenda-se a utilização de qualquer tipo de produtos químicos e abrasivos em sua superfície.

Link de acompanhamento: https://blog.esplane.com.br/pisos-laminados/o-que-e-piso-laminado/trackback

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado.