Sem dúvidas, o painel ripado se tornou uma tendência em projetos contemporâneos. Para mostrar os motivos desse crescimento, preparamos este post com dicas valiosas para você conhecer tudo sobre essa excelente opção para os mais variados tipos de ambientes.

O que é painel ripado?

O painel ripado é um revestimento com tons amadeirados extremamente versátil, normalmente utilizado em paredes e tetos. Entretanto, sua utilização pode ser bem mais ampla como em portas, cabeceiras, janelas, etc.

Também pode ser de madeira ou de outros materiais, além de ser utilizado para decoração dos mais variados tipos de ambientes.

O uso deste recurso traz sofisticação e contrasta muito bem com outros elementos, tais como pisos, tapetes, móveis, outros revestimentos, etc.

Tipos de painéis ripados

Para entender qual a melhor opção para o seu projeto, vamos listar os três tipos mais comuns de painéis ripados que encontramos no mercado:

Vantagens do painel ripado na decoração - Blog Casa da IazaMadeira

Existe uma grande variedade de madeiras que são utilizadas para construção de painéis ripados. As mais tradicionais são: Freijó, Nogueira, Imbuia e Cumarú.

As madeiras sempre dão um toque de requinte aos ambientes e podem ser utilizadas de diversas formas.

O painel ripado de madeira, precisa de tratamento anti-cupim e verniz para acabamento, ou para utilização em áreas externas. Devido ao seu peso, podem necessitar uma estrutura de fixação.

Por se tratar de uma matéria-prima mais nobre, os painéis ripados produzidos com madeira podem ter o valor do metro quadrado bem elevado.

 

MDF

O MDF é um material feito a base de fibras de madeira e resinas, é leve e bastante versátil. Isso o torna interessante para uso como matéria prima para painel ripado.

Marceneiros geralmente transformam o MDF com revestimento amadeirado em ripas, e fazem o acabamento lateral destas ripas com fitas de borda dos mesmos tons. Depois disso, unem as ripas distanciadas igualmente entre si para criar o efeito do painel ripado. Porém este processo é bem trabalhoso, o que acaba elevando o preço do seu metro quadrado.

Outro fator a ser considerado é que o MDF não tem alta resistência a umidade, o que altera facilmente suas características caso haja molhamento ou umidade excessiva no ambiente onde ele foi instalado. Desta forma, com o passar do tempo o painel pode sofrer mudanças como ganho de espessura ou perda de coloração.

 

Painel Ripado EspaçoWall JC1020-E254 Curupixa Black 1,2cm x 12,2cm x 2,60mPoliestireno

O poliestireno é um material amplamente utilizado em rodapés, resistente contra cupins e à umidade. Também é um material extremamente leve, facilitando a instalação que necessita apenas de cola para ser fixado.

Os painéis ripados fabricados com poliestireno podem ter uma grande diversidade de modelos e padrões, pois são moldados facilmente durante seu processo produtivo, e recebem papel decorativo de tons amadeirados diversos.

Os ripados de poliestireno são resistentes a umidade e podem ser aplicados em vários tipos de ambientes internos, como lavabos, copas e espaços gourmet, além de salas, corredores e quartos.

São versáteis para esconder portas de correr em geral. São excelente opção quando se fala em variedade de opções com preço competitivo.

Não aplique os painéis ripados em ambientes externos, expostos ao sol ou intempérie. Isso pode descolorir o revestimento decorativo e danificar o painel como um todo.

 

Painel Ripado EspaçoWall JC1020-E254 Curupixa Black 1,2cm x 12,2cm x 2,60mComo escolher o painel ripado adequado?

Os painéis ripados podem ser de madeira ou de materiais com revestimentos que remetem a madeira, tais como o MDF e o Poliestireno.

As madeiras mais comuns utilizadas são: Freijó, Nogueira, Imbuia e Cumarú, entretanto é possível encontrar diversas outras opções neste segmento.

O primeiro passo para a definição da opção mais adequada é escolher qual a coloração mais combina com seu projeto:  tons mais escuros, mais claros, mais avermelhados, etc.

É preciso levar em consideração também o orçamento disponível. Painéis feitos em madeira, costumam ser mais caros, além de precisarem de tratamento contra cupins e verniz. Além disso, em alguns casos, necessitam de estrutura de fixação devido ao peso.

Outro fator determinante para escolha ideal do seu painel ripado é o local de instalação.

Painéis de MDF não costumam possuir resistência contra água e umidade, portanto ambientes externos ou com umidade alta, tais como banheiros, lavabos e cozinhas devem ser evitados.

O painel ripado de poliestireno possui resistência contra água e cupins, mas nem sempre pode ser utilizados em áreas externas.

O tempo de execução do projeto é o último ponto a ser avaliado.

Como dito anteriormente, projetos de madeira em determinadas situações, precisam de estruturas para montar, enquanto painéis de poliestireno podem ser aplicados imediatamente utilizando cola, ganhando tempo de execução caso esse seja um fator relevante para sua obra.

Esperamos que estas dicas ajudem a escolher a opção mais adequada para você!

Link de acompanhamento: https://blog.esplane.com.br/noticias/painel-ripado/trackback

7 Comentário(s):

  • Rubens Kumasaka
    junho 20, 2022

    Gostei e o custo /m², pode me mandar as variedades que existem no mercado?

  • Administrador
    junho 21, 2022

    Olá Rubens, tudo bem?
    Existem painéis ripados de diversas tonalidades e medidas, separamos alguns no link abaixo para poder ter uma ideia dos valores.
    https://www.voceconstroi.com.br/revestimentos/paineis-ripados
    Se tiver mais alguma dúvida, é só chamar!

  • Jamylle
    setembro 25, 2022

    Coloquei o painel em um ambiente da minha casa. Agora quero fazer uma reforma nesse ambiente, consigo reutilizar o painel?

  • Administrador
    setembro 26, 2022

    Olá Jamylle, tudo bem?
    O painel ripado de poliestireno é colado na parede em réguas. No momento da remoção, existe a possibilidade que a régua quebre, dependendo da quantidade de cola que foi utilizada para a fixação. Entretanto, se a pessoa responsável pela remoção conseguir fazer a retirada sem que o material seja danificado, ele pode ser reutilizado.

    Já os de madeira ou MDF, normalmente, utilizam estruturas para serem fixados, eles podem ser reaproveitados também.

    Mas para ambos os casos é fundamental verificar o local onde serão reaplicados, pois independentemente do material, painéis em áreas externas precisam receber um tratamento específico para serem utilizados. Poliestireno não se recomenda para áreas externas, e o de madeira precisa ser tratado anteriormente para resistirem água, sol, cupim, etc.

  • Wanderley
    janeiro 12, 2023

    Bom dia ele só pode ser instalado onde há parede ou da pra fazer divisórias com ele

  • Valdiléa
    fevereiro 02, 2023

    Olá, gostei do seu post. Tenho uma dúvida: tenho piso laminado de madeira e não sei se posso usar o painel ripado. Minha filha disse que é muita madeira, não sei se ela tem razão (rs)

  • Administrador
    fevereiro 02, 2023

    Oi Valdiléa, tudo bem?
    O Painel ripado combina muito bem com pisos laminados. O importante é usar a criatividade para fazer um projeto que combine com o seu estilo.

    Aqui você pode ter uma ideia de alguma aplicações de pisos laminados de madeira e painéis ripados.
    https://www.voceconstroi.com.br/revestimentos/paineis-ripados

    Espero ter ajudado

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado.