Se você deseja saber mais sobre placa cimentícia, as vantagens e desvantagens desse sistema de construção, confira abaixo algumas informações importantes.A princípio, as placas cimentícias são um tipo de painel para construção a seco muito comum nos EUA, e ganha muitos adeptos aqui no Brasil a cada ano.

Os principais motivos desse crescente interesse são, principalmente, por ela ser mais prática e resistente em relação aos convencionais métodos de alvenaria.

Porém, é importante conhecer os detalhes desse produto para realizar uma compra consciente, e evitar que uma potencial economia se transforme em retrabalho e dor de cabeça.

O que é uma placa cimentícia?

Em primeiro lugar, tecnicamente uma placa cimentícia é um painel fabricado em fibrocimento, ou seja, uma mistura composta de cimento comum e fibras, que podem ser de origem vegetal ou mineral.

Quando prensamos estas fibras com cimento, formamos a placa cimentícia. Assim, existem diversas variações de modelos e tamanhos que, no geral, possuem algumas características em comum.

Principais características:

  • São incombustíveis, ou seja, não alimentam o fogo;
  • Possuem baixa absorção de água, devido sua composição ser em maior parte de cimento;
  • São inoxidáveis, pois não possuem metais em sua composição;
  • Não são perecíveis e não favorecem o desenvolvimento de micro-organismos;
  • Durável e resistente a intempéries (ótimas para ambientes externos);
  • Aceitam diversos tipos de acabamentos;
  • Dependendo da fibra de sua composição, possuem resistência a tração da flexão;
  • Altamente sustentáveis, pois geram pouco entulho, são recicláveis e seu resíduo é classificado como não perigoso;
  • São leves, podendo chegar a pesar 1/10 de uma parede de alvenaria.

As placas cimentícias variam suas características dependendo da formulação do fibrocimento e do processo de fabricação, mas em geral são estas as especificações.

Tudo de acordo com a ABNT NBR 15498:2021, atualizada em de 27 de maio de 2021, onde você pode se aprofundar mais se desejar.

Quando e como utilizar um painel cimentício?

De maneira geral, profissionais indicam as placas cimentícias para os mais diversos tipos de projetos e objetivos, tais como:

  • Módulos construtivos;
  • Forros e fachadas;
  • Divisórias sanitárias;
  • Revestimentos;
  • Paredes curvas, diafragmas e internas;
  • Paredes externas com influência do clima;
  • Projetos de steel frame;
  • Fachadas e sinalização com fundos luminosos;
  • Brises e shafts;

Conforme lembramos, existem diversos tipos de placas cimentícias, cada uma se adapta melhor a cada situação acima.

Atualmente, as placas cimentícias estão conquistando o gosto dos decoradores. Uma vez que, além de aceitarem quase todos os tipos de acabamentos, também podem ser utilizadas sem revestimento, o que agrega muita personalidade ao ambiente.

Já no quesito construção, atualmente são muito demandadas quando o objetivo é uma obra ou reforma limpa, rápida e durável. Entretanto, mesmo sendo muito resistentes, seu peso é relativamente inferior aos modelos convencionais de alvenaria, afetando menos as estruturas originais do prédio.

Imagine a seguinte situação. Você precisa dividir um cômodo ou salão no segundo ou terceiro andar de um prédio. Acrescentar paredes de alvenaria (tijolos, aço e cimento) pode gerar um peso extra do qual a estrutura do prédio não esteja preparada. Já com placas cimentícias, esse risco é bem menor, pois elas são mais leves. Sem falar que ocupam menos espaço, o que amplia a área útil dos locais.

Isso também serve para sabermos quando não é interessante utilizar placas cimentícias. Por elas serem mais leves, não devem ser utilizadas com o propósito de alicerce. As placas cimentícias são para fechamento, divisão ou estética do ambiente, não para sustentação. Neste quesito, é essencial que se procure um engenheiro para realizar o cálculo adequado da estrutura. O Calculista é o profissional responsável por garantir a distribuição correta das cargas (pesos) provenientes dos andares superiores ou da cobertura.

Como instalar uma placa cimentícia?

Alguns fabricantes afirmam que a instalação das placas cimentícias é simples. Até 5x mais rápida do que fazer uma parede de alvenaria.

Mesmo assim, é necessário um profissional qualificado para fazer a instalação. Aqui, vamos tentar resumir como é o processo, para que você possa tomar as decisões sobre sua obra de maneira mais assertiva.

Algumas características das Placas Cimentícias importantes na hora de fazer seu projeto:

  • Medidas da placa (largura, comprimento), para saber quantas placas vai precisar;
  • Espessura da placa, que vai determinar a resistência e peso;
  • Se a placa é para ambiente interno ou externo (placas mais grossas geralmente são para ambientes externo);
  • Textura da placa (lisa, fibras naturais, fibras de madeira, etc) para o acabamento.

As placas cimentícias são painéis de diferentes tamanhos, mas em um geral, têm espessura relativamente finas (entre 6 e 12mm). Por isso, elas precisam de uma estrutura para serem fixadas, ou não vão parar em pé.

Em suma, a instalação é feita através de uma estrutura de perfis de aço galvanizado, famosos steel frames, composta por guias e montantes, na qual são fixadas as placas cimentícias com parafusos específicos.

Pontos importantes na hora da instalação:

  • Preserve o afastamento adequado de 3 a 5mm entre os painéis. Isso vai garantir espaço para a expansão térmica das placas e evitar que elas trinquem com o atrito;
  • Evite formar ângulos de 45° entre as fixações dos cantos;
  • Alterne as linhas de fixação de placas localizadas no mesmo montante, evitando muitos furos em uma mesma região do perfil;
  • Antes de aplicar o tratamento das juntas, nos espaços de 3 a 5mm entre as placas, é bom lixar as arestas e rebarbas (quando necessário), limpar com pincel seco e um pano umedecido.
Dicas de transporte e armazenamento de placa cimentícia
Dicas de transporte e armazenamento – fonte: Eternit

Afinal, Placa Cimentícia vale a pena?

Certamente isso vai depender do seu projeto e dos seus objetivos. Em um resumo, podemos ver que placas cimentícias possuem muitas vantagens a serem consideradas.

Rápidas e práticas para instalar, ocupam menos espaço, aceitam diversos acabamentos e enfrentam o clima externo, são mais leves, e sua resistência e durabilidade não deixam nada a desejar.

Vale pesar se para o seu tipo de projeto elas são uma opção (lembre-se que elas não são estruturais e não servem para alicerce) e, se sim, garantir a escolha adequada do tipo de placa e mão de obra para evitar surpresas.

Link de acompanhamento: https://blog.esplane.com.br/steel-frame-placas-cimenticias/placa-cimenticia-tudo-o-que-precisa-saber/trackback

8 Comentário(s):

  • Marcela Alencar
    julho 21, 2021

    Post muito interessante. Tirou várias dúvidas!!!!

  • Administrador
    julho 22, 2021

    Muito Obrigado Marcela!
    Sempre que precisar, pode contar conosco

  • Ryan
    setembro 26, 2022

    Por que não posso usar as placas cimenticias de 6 mm ou 8 mm externamente e sim de 12 mm?

  • Administrador
    setembro 27, 2022

    Olá Ryan, tudo bem?
    Recomenda-se placas de maior espessura em fachadas e áreas externas especialmente por conta do vento. Existe um distanciamento padrão na fixação das placas, como essa distância é a mesma para chapas mais finas ou mais grossas, as chapas com menos espessura correm o risco de trincarem ou ate mesmo quebrarem quando sofrem ação de vento mais intenso. Por isso, deve-se utilizar uma chapa mais “grossa” em ambientes externos, como você mesmo disse, a de 12mm é a ideal.

  • Nayara
    janeiro 27, 2023

    Pode usar em predios de condomínios com 8 andares?
    É segura para prédio com elevador?

  • Administrador
    fevereiro 02, 2023

    Olá Nayara, tudo bem?

    Essa pergunta não é tão simples de ser respondida, pois cada placa cimentícia consegue suportar um determinado limite de peso por m².
    Pedir a opinião de um engenheiro, ou do fabricante da placa, é uma boa opção para saber se elas são, ou não, recomendadas para um projeto de 8 andares.

    O mesmo vale para elevadores, que normalmente necessitam de estruturas específicas para o seu funcionamento seguro.

    Neste link abaixo estamos disponibilizando um arquivo com diversas informações técnicas de uma das marcas mais tradicionais do segmento. Caso queira se aprofundar no assunto.

    http://blog.esplane.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Guia-de-Sistemas-Produtos-Planos_2.pdf

    Espero ter ajudado!

  • Cesar Augusto Ramos
    dezembro 13, 2023

    E possível fixar a placa cimenticia em perfis de madeira com parafuso ou mesmo com cola (PU)?

  • José André
    março 26, 2024

    Tô com um problema estamos estalando um revestimento ripa 1.20 por 120 nas placas cimentincia é estão soltando vcs indicam esse tipo de piso obs.isso ta sendo colocado em altura sentindo vária vibração

Comentar:

O seu endereço de e-mail não será publicado.